domingo, 23 de junho de 2013

CARRANCAS MG

Carrancas é uma cidadezinha muito charmosa do interior de Minas. Localizada ao sul de BH, distante 300 km da capital, tem acesso todo por asfalto através da cidade de Lavras e Br 381 (rodovia Fernão Dias).
Apesar de pequena, Carrancas conta com a presença de bancos, comércio e etc.
Ver também: http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/07/festival-gastronomico-de-carrancas-mg.html

 



Em Carrancas é possível encontrar excelentes pousadas e restaurantes de comida mineira, mas a vida noturna é bem simples, não são encontradas baladas na cidade. O bar Recanto costuma ter música ao vivo e serve almoço self service até mais tarde. Os restaurantes Massa Farinha, Roda Viva, Massaroca Bistrô o Bar da Bel também são boas opções! Já em termos de buteco.. tem o do peixe em frente ao cemitério, o do Gegê e o da praça.
http://www.carrancas.com.br/

Casa pra ficar você também pode encontrar.
São muitas as pousadas, tanto rurais quanto urbanas. Tem pra todos os gostos. Eu me hospedei da Pousada Carrancas, simples, bom preço e localizada bem na praça principal. (35) 3327 1040. Eles também alugam casas. 
Casa para alugar por temporada: 99828 0564
Casa rústica deliciosa de dois ou um quarto com vista pra mata: 35 99229 3657
Casa quatro quartos: 35 99828-0564


Grutas e cachoeiras são os principais atrativos. São cerca de 30 pontos mapeados a serem conhecidos.
O acesso às cachoeiras é fácil, bem sinalizado e não é necessário caminhar muito. Algumas cachoeiras contam inclusive com a presença de bares.
Como fui com uma criança conheci as cachoeiras mais próximas.
A que mais gostei foi a da Zilda, que é conhecida como um complexo por ter vários pontos pra banho, uma gruta e uma bar logo no início da trilha, junto ao estacionamento.




 A gruta é muito escura e fica à esquerda da queda da cachoeira. Se quiser explorá-la, leve uma lanterna!

Próximo à Zilda há o escorrega. Poço com pedra escorregadia que proporciona muita diversão sem perigo!


O complexo da Fumaça é lindo! Conta com duas cachoeiras, mas .... sujas, poluídas. Servem apenas como cenário pra fotos. É triste pois a Fumaça é o cartão postal da cidade.


       



No entanto, é pela fumaça que se chega à Cachoeira do Véu da Noiva. A água é muito fria e bate pouco sol, mas é uma delícia e limpa, por ser formada por outro curso d`água. O poço é pequeno mas proporciona bons mergulhos.



O poço do coração é fácil de chegar. Não conta com uma queda, mas vários pontos pra banho no decorre do riozinho. Há um restaurante junto ao estacionamento.


A Tira-Prosa é um poção muito próximo da cidade. Para chegar a esse local basta caminhar, não é necessário ir de carro. Subindo a Tira-Prosa são vários os poços pra banho, como o Canoa. Ao fim da caminhada está a fonte de abastecimento de água da cidade e por isso nessa área não se pode nadar.



A Esmeralda é outra cachoeira gelada de água verde transparente que conta com bar.
Outras são encontradas na cidade, basta conversar com qualquer morador que conseguirá diversas dicas de locais a serem visitados. A hospitalidade definitivamente é uma marca local!

Aproveite também para visitar as lojas de artesanato e a fábrica de produtos naturais para banho e higiene Raízes da Serra. A fábrica tem uma lojinha com produtos super cheirosos como shampoos, condicionadores, cremes, sabonetes, óleos e até mesmo repelentes! Vale muito a pena!!!!!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post, to indo para Carrancas neste fds e suas dicas serão úteis.

    ResponderExcluir
  2. que otimo fabio. boa viagem! me mande novidades de la

    ResponderExcluir