sexta-feira, 28 de junho de 2013

SERRA DOS ALVES MG

Serra dos Alves é um vilarejo que pertence ao Distrito de Senhora do Carmo em Itabira.
Então.. pra quem pensa que Itabira é simplesmente a terra da Vale, símbolo de exploração mineral, aí vai uma super dica para se encantar com esse cantinho de minas que conta ainda com outros locais deliciosos que ainda serão divulgados no blog.
Mais info.: http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/06/arraia-da-serra-dos-alves.html

Sobre Ipoema e o Morro Redondo: http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/07/ipoema-mg.html








Bom... Serra dos Alves...  quando estou cansada e quero relaxar eu penso nesse lugar.. vem a minha mente a imagem do Canyon Boca da Serra ... bem em frente ao Boteco da Vila.... num fim de tarde.. sinto até o cheirinho dos tira gostos ... aiai....


Fiquei sabendo da existência da Serra dos Alves a partir de uma dica dada por um grupo de amigos que tomava uma no Rupestre em Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro. Começamos a conversar sobre lugares legais e falaram da serra. Logo me informei e planejei uma ida pra lá... demorou um pouco pra ir... pois achava pouca informação na net.... mas um dia encarei e agora só penso em voltar! Assim voltei... e conheci ainda mais paisagens do entorno e me encantei!!!!!

A estrada já é linda!!!! No fim da tarde as pedras brilhas pela estrada.. é maravilhoso!!!

Da cidade a vista é linda. Além do Canyon, tem o mirante, aonde é possível subir a pé com 40 minutos de caminhada. 


A estrada é um pouco ruinzinha..mas dá pra chegar sem problemas... só se tiver chovido muito que é bom saber a situação..... São mais ou menos 18 km de terra entre Ipoema e a Serra dos Alves. De BH a Ipoema são 86 km em estrada asfaltada, mas o acesso é pela Br 381...
Para desviar um pouco do embaraço da 381 na chegada em Belo Horizonte dá pra ir pegara a estrada de Taquaraçu de Minas e de lá passar por Santa Luzia. Pra quem gosta de estrada de terra, tem como ir dos Alves para Nova União, Taquaraçu e Santa Luzia sem nem pegar a 381. A quilometragem é quase a mesma. Tem que avalias a possibilidade de trânsito na 381, as condições do veículo e detalhes particulares de cada um. De Ipoema até os Alves a estrada é sinalizada.

Ao chegar logo é encontrado o bar a sua direita - Buteco da Vila. O tira gosto e a cachaça de lá são maravilhosos!!!!!! Vale levar uma garrafinha pra casa... a cerveja é gelada, o ambiente de primeira, o atendimento também! Os donos do bar também possuem uma pousada em Senhora do Carmo, a pousada Pedra Bonita, que é uma boa pedida de hospedagem. http://www.pousadapedrabonita.tur.br/site/pousada-pedra-bonita/ O telefone da pousada é: 31 9657 9936
Há também a hospedaria que tem um café na frente, Serve cerveja local e um brigadeiro...... Bem bacana! 31 98761-8008

O bar do Edinho também é uma opção. Lá tem sinuca, cerveja  e alguns tira gostos.

Uma nova opção de bar é o Pedras e Raízes, atrás da casa do Seu Geraldo. Tem uma pinga com limão boa, sanduíche, porções e muita animação, bem rústico, legal de mais! Do lado da casa do Seu Geraldo as filhas dele montaram uma lanchonete muito gostosa, com açaí, sucos e outras delícias!



Como opção de hospedagem na Serra dos Alves mesmo, há uma única pousada, a Portal da Serra, logo no centro da vila. A pousada é muito fofa! Cheia de detalhes decorativos. Os donos são muito simpáticos e disponíveis. Combine de almoçar na pousada, pois dependendo do dia há certa dificuldade em conseguir um lugar para comer. A noite é mais difícil ainda. Na pousada servem bebidas, caldo e tira gosto para os hóspedes. O site é: http://www.pousadaportaldaserra.com/   9645 2750

                           



Devido à falta de estrutura, muitas pessoas preferem alugar casas e já levam boa parte dos produtos que vão usar, pois apesar de haver uma mercearia nos Alves, esse é pequena e tem apenas produtos básicos.

Várias pessoas alugam casas e chácaras. Algumas bem simples e outras um pouco mais sofisticadas.
Chácara dos girassois (com quadra, piscina, sinuca, 4 quartos e duas suítes):31 3834 5592, 31 99895 2465 e 31 99153 3591
Casa e Rancharia da Sonia (uma casinha de um quarto e uma mais sofisticada e maior com 4 quartos): 31 98809-6420 ou 31 3834-6420
Chacara perto dos Alves com cachoeira e área de lazer: 31 3497 9956 e 37 99123 1921
Casa: 31 98767 5921
Casa: 31 986822-0136
Casa do Carlos: 31 3636-3851 ou 31 98797-9202
Geraldo: 31 99231 4860 e 31 99731 5157
Pousada Cachoeira da Valeria (cozinha completa): 99296 2790 ou 98929-0384.
Ronaldo: 31 99618 1165 ou 98801 1165.

Agora tem também um camping, Pouso e Prosa, localizado na descida para o Canyon dos Marques, perto da chácara dos Girassóis. É um camping simples, mas oferta também café da manhã e outras refeições: Maria 99870 1136 ou 99683 2135


(foi uma foto tirada da porta dessa casa verde que ganhou um concurso feito pelo jornal Estado de Minas de paisagens mineiras em 2012).




Na vila há uma vida cultural. Sempre chegam cavalgadas e ai a prosa regada a muita musica acontece no Bar do Edinho.

As paisagens locais são maravilhosas!
Caso queira ter mais tranquilidade nos passeios, chame o Mauro Lúcio. Um rapazinho simpático que conhece a região e pode te acompanhar nos passeios pra você não errar e aproveitar melhor o dia. Não é nada difícil encontrá-lo, todos o conhecem.

A atração mais próxima é a cachoeira da Coca Cola, 20 minutos de caminhada, descendo a rua no sentido Ipoema. Na época de seca tem muita pouca água e a queda não é muito alta.
Pra quem não quer andar nada, pode voltar de carro até a cachoeira da Boa Vista, que fica na beira da estrada vindo de Ipoema. Os carros passam pela ponte, em cima do rio da cachoeira. Basta encostar o carro e descer uma trilha fácil de achar, começa onde tem um estacionamento ao lado da ponte.



Uma outra opção cuja caminhada é muito tranquila é ir ao Canyon dos Marques. Passando pela rua que passa a direita da igreja (olhando de frente para a igreja) você mantém a direita e vai ver uma placa (Canyon Boca da Serra e Marques). Seguindo reto chega nos Marques. Tem um trechinho de estrada meio ruim, assim avalie onde é melhor para o carro. De todo jeito não fica longe. Descendo essa rua você chega à porteira da Pousada da Valéria. Entre e pare junto à pontezinha de madeira. Atravesse-a e siga margeando o rio a sua esquerda.A ponte parece frágil, mas aguenta o tranco.



São muitos os pontos para banho. No caminho têm mais duas tábuas de madeira que ajudam a atravessar córregos e duas porteiras. Não tem erro, a trilha é nítida. Tem um trecho que atravessa um riozinho maior. Dá pra pular umas pedrinhas, mas é fácil molhar os pés... lá também é bom ponto pra banho com uma cascatinha.

Após o riozinho a trilha é formada por areia branquinha. Continue seguindo no sentido do rio da primeira ponte até que verá o grande poço dos Marques. O poço é muito profundo e por ser um canyon, não tem muito espaço nas suas margens. A maior parte das pessoas fica na sua parte de cima, de onde cai a queda d'água e tem um poço mais rasinho.



 

















 



Voltando ao ponto onde havia a placa indicando o Canyon Boca da Serra, se descer no sentido deste, você passa por um 'passa um' ou 'quebra costela' logo depois de uma porteira. Pare o carro, atravesse a ponto do 'quebra costela' e suba o morro. Nesse caminho fica a cachoeira dos Cristais. Dizem ser linda, mas devido ao curto tempo vou conhecer em outra oportunidade. Ah... essa exige um preparo para subir morro no sol quente.

Outro passeio que ainda irei conhecer é a Ponte de Pedra. Como esse exige uma caminhada de mais de duas horas, também não tive tempo. Dizem ser um dos mais bonitos da região.
Para esses últimos, chame algum guia como o Mauro ou o Geraldo que também conhece tudo por lá e é experiente.

A cachoeira do Bongue é uma ótima sugestão de fácil acesso e de paisagem deslumbrante. Pra chegar a ela é necessário seguir até a igreja e virar a direita (tem placa).

Siga a estrada uns 7km. Antes do Bongue você passa pelo acesso ao Mirante (40 minutos caminhando).
 O Bongue é uma cachoeira linda, bastante alta e com poço enorme.
A estrada é sinalizada. 

 



Siga até o ponto onde encontra o quebra costela acima. Pare o carro e siga a trilha que apesar de curta (5minutos) é muito ingrime. A volta é só subida!

 

                        

O local pra banho mais perto da Vila é a cachoeira do Campo. O acesso é pela trilha de areia branca bem em frente à Hospedaria ou Casa de Cultura (umas das primeiras construções na chegada na Vila). Não se confunda... como eu... com uma larga trilha branca que em 100m desemboca em um riozinho, É outra, mais plana, em linha reta em frente a Hospedaria. Siga e verá que acompanha o curso d'água. Logo verá uma bifurcação e desça para o rio. Lá está a queda d'água. Não é muito alta, mas ótima pra banho e hidromassagem. Não fica cheia e tem um poção mais para baixo.







A cachoeira dos Cristais é mais pedacinho de paraíso dos Alves. A trilha pesa um pouco mais por ser subida (gastei 40 minutos subindo sem parar). A volta por outro lado, é bem tranquila, que basta descer o morrão! 
Encontrar a trilha não é difícil. Na bifurcação que desce a esquerda para o Canyon dos Marques, basta pegar a direita sentido Canyon Boca da Serra. Desce o morrinho e passa por duas fazendinhas, atravessando uma porteira. Pouco após a porteira, tem que ficar atendo à esquerda, ao avistar uma trilha meio em zigzag subindo o morro, parar na frente do quebra costela.


 É só entrar no quebra costela, atravessar uma pontezinha em mal estado de conservação. Depois é só seguir a trilha a direita, subir o morro e chega! No alto do morro avista-se uma queda d'àgua dentro da mata a direita (que não é a Crsitais). Logo depois a trilha bifurca e entra numa matinha. Tem uma plaquinha discreta.
 

                          


 



Os moradores da vila são muito hospitaleiros e adoram uma boa prosa... o que torna ainda mais difícil ir embora desse lugar encantador!!!! 

18 comentários:

  1. Natalia, obrigado por compartilhar passeios a lugares tão legais. Estive esse final de semana, 25 a 26/02/14, na Serra dos Alves, depois de ver a publicação em seu blog e realmente o local é encantador. Estive também na igrejinha do Morro Redondo onde se têm uma vista esplêndida, o local é mágico, vale conhecer.

    Wellington

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas dicas e continue com as postagens e dicas.... me interessei de ir conhecer

    ResponderExcluir
  3. Eu ja hopedei nessa casinha verde em 2008...Maravilindo

    ResponderExcluir
  4. Natalia, primeiramente muito obrigada por divulgar em seu blogger os telefones para aluguel da minha casa (azul) na serra dos Alves, cujos números são: o residencial (31) 36363851 e o particular não confere como esta postado; ou seja, o correto é (31)87979202.
    Natalia, frequento a serra dos Alves desde criança, lá é a região onde meus avós nasceram e por conta disso minha mãe e eu decidimos construir a casa no vilarejo para passarmos os finais de semana. Desde então, mesmo alguns quilômetros de distância nunca deixamos de privilegiar este lugar tão maravilhoso, todas aquelas cachoeiras, os mirantes, os passeios nas montanhas, em fim, resumindo em apenas uma palavra; “maravilhoso”, nunca vi lugar igual.
    Assim como você, descrevo como é paradisíaco aquele lugar, sem dúvida alguma é o melhor lugar que já conheci, parabéns pelas suas postagens!!!
    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carlos, obrigada!
      corrigirei agora mesmo os numeros!
      Att
      Natalia

      Excluir
  5. tenho uma casa com tres quartos a venda na serra dos alves area lote 800mm interessados 999848799 ana

    ResponderExcluir
  6. Essa que vc informa que seria a cachoeira da Coca Cola e a Cachoeira do Campo para a coca cola vc deveria seguir a trilha e nao descer ao lado do curso de agua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola wanderley. obrigada pela informação. Vou corrigir aqui. Antes de pegar a trilha da direita, segui reto no dia que fui e não cheguei na coca cola. perdi a trilha então.

      Excluir
  7. Olá estou querendo visitar a serra dos alves na segunda semana de outubro, quero alugar uma casa, mas preciso com de um preço acessível e também quero saber se tem algum transporte de Ipoema até lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Sobre a casa, se for um fim de semana normal, acredito que conseguira um bom preço. A casa da Valeria é muito confortável e em fins de semana comuns o preço é ótimo. A casa do Carlos também tem bom preço, mas é mais simples. Vale a pena pesquisar a que atende em termos de tamanho, numero de quartos, etc. Acredito que nenhuma estara muito cara.
      Quanto ao transporte, apenas vai transporte coletivo para os Alves a partir do distrito de Senhora do Carmo (ao qual o povoado dos Alves pertence). Em Ipoema é possível conseguir algum motorista particular que possa fazer o transporte ou ver com a pessoa que te alugar a casa, pois as vezes ela mesma vai ir de Ipoema pros Alves.

      Excluir
  8. Amei o seu blog...otimas dicas..bj

    ResponderExcluir
  9. Amei o seu blog...otimas dicas..bj

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Natalia, sabe me dizer se na serra dos alves possui algum barzinho/boteco para tomar uma a noite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lucas, a estrutura do vilarejo está aumentando. A mercearia funciona diariamente até as 18h e serve petiscos e bebidas. O Buteco da Vila também funciona apenas durante o dia, especialmente aos feriados e finais de semana. O bar amarelinho perto da igreja costuma funcionar todas as noites, mas o fono também é da brigada de incêndio e muitas vezes está fora. O barzinho da Lú do sr. Geraldo funciona a noite, mas mais nos finais de semana e feriados, assim como a hospedaria. As pousadas costumam servir um caldo e vendem bebidas. No mais, quando alugamos casa, é sempre bom levar uma compra da cidade com bebidas e comidas, pois mesmo a mercearia tem pouca variedade de suprimentos.

      Excluir
  11. BOM DIA, ALGUM DESTES LOCAIS ACEITAM CARTÃO?
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, a maior parte dos lugares trabalha com dinheiro, pois sinal de celular nos Alves é bem difícil. A pousada, a hospedaria, a mercearia e o Buteco da Vila que são um pouco mais estruturados (alguns lugares possuem wi fi), de forma que dá para trabalhar com cartão ou transferência bancária. De todo modo.. mais garantido levar dinheiro. Em Ipoema os comércios aceitam cartão, dá para levar uma compra de lá também.
      Boa viagem

      Excluir